ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNADAMENTAL FRANCISCO SALES DE CARVALHO
EDUCAR
PARA CONSTRUIR UM FUTURO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- Objetivos:
v Definir e familiarizar-se com o
gênero;
v Conhecer suas características e fazer
uso de sua aplicação na prática;
v Aprender a planejar um seminário;
v Efetuar um seminário, dispondo dos
conhecimentos adquiridos do gênero.
- Conteúdo:
v Gênero oral – Seminário.
- Tempo Estimado:
v 4 aulas.
- Público Alvo:
v Adolescentes de 11 a 17 anos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O
primeiro contato do gênero oral “Seminário”
em sala de aula se deu por meio de uma apresentação teatral, baseada numa
história de conto de fadas. Após terminar a apresentação, os alunos foram
divididos em grupos, mediante orientação do professor, buscavam socializar da
apresentação aspectos como: segurança, postura, prestígio, companheirismo,
afeto e novas experiências dos participantes em relação à história contada.
Depois foi dado um momento para cada grupo expor suas opiniões, mostrando o que
faltou e o que poderia ter sido melhor. Com isso se trabalhou alguns aspectos
próprios do gênero, uma vez que os alunos foram no plenário apresentar suas
ideias, mesmo em menor grupo, isso é o primeiro passo preparatório para um
seminário. Em pouco tempo, eles começaram a sentir-se mais donos de si e passam
a agir na turma com naturalidade e firmeza.
Após
essa primeira etapa, a turma foi dividida em grupos maiores. Em seguida foi sugerido
o tema “Racismo e Preconceito”.
Os alunos tiveram muito tempo para pesquisar, estudar e se organizar, só depois
apresentá-lo.
Na
aula seguinte, os alunos assistiram a um seminário televisivo. Foi orientado
que eles tivessem bastante atenção ao assistir o seminário, a fim de eles
observarem e detectar a estrutura de um seminário. Após o término do vídeo foi
feito a percepção, utilizando a parte discursiva do educando, assim a turma
interagiu entre si. Mostrando o que conseguiu captar do vídeo. Para
ampliar o repertório dos discentes, foram sugeridos outros vídeos com
seminários.
Na
sequência, foi exposto aos participantes do seminário os aspectos de
fundamentação básica (segurança, prestígio, novas experiências, companheirismo
e afeto) e sua estrutura (como definir objetivos, marcar tempo e etapas de
realização, coligir fontes informativas, determinar diretivas de execução e
organizar esquemas e roteiros). É importante que os envolvidos mantenham certa
ordem no momento de sua fala. Seja claro e positivo em suas opiniões. Procurar
interagir sempre com o grupo.
Nessa
etapa, o professor que estava presidindo o seminário, teve condições de fazer a
avaliação prévia do momento e das principais dificuldades apresentadas pelos
alunos quanto o desenvolvimento do seminário.
E
para finalizar, foi realizado um seminário, só que desta vez, utilizando na
prática os conhecimentos já adquiridos. O professor notou que eles já
apresentavam com empolgamento, interatividade e segurança.
(Francisco Antônio e Magno)
Nesta aula a turma irá trabalhar de forma coletiva, um ajudando o outro.
Um grupo ficará com a confecção do mural de fotos, outro ficará com o painel de
textos, um grupo ainda se encarregará de expor na parede da sala as capas
ilustrativas das obras, e por último construir outro mural com as biografias. O
professor da sala deverá expor os textos produzidos pelos alunos, de forma bem
criativa. Depois peça os mesmos para darem depoimentos sobre esse novo gênero
estudado, o romance.
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO SALES DE CARVALHO
Educar Para Construir um Futuro
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Objetivos:
Ø Conceituar e
familiarizar-se com o gênero;
Ø Conhecer suas
características e fazer uso de sua aplicação na prática;
Ø Saber como utilizar
os argumentos conforme o andamento do debate;
Ø Participar e
vivenciar um debate, conhecendo os aspectos positivos e negativos.
Conteúdo:
Ø
Gênero oral: Debate.
Tempo Estimado:
Ø
Quatro
aulas.
Público Alvo:
Ø
Adolescentes
entre 14 e 17 anos.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
O primeiro contato do gênero oral “Debate” em sala de
aula foi através de um texto da revista “Pais e Teens”, a fim de que alguns
aspectos próprios do gênero sejam observados e discutidos em sala de aula.
Nesse contexto foi trabalhado como tema central da aula: O início da vida
profissional e o relacionamento dos pais no fim da adolescência.
Após
essa primeira etapa, a turma foi dividida em dois lados. Em seguida foi
questionado se “Debate é briga”? Os alunos tiveram seu tempo de resposta
contado a cada resposta.
Na
aula seguinte, com a orientação do professor, foi proposto aos alunos um debate
sobre o tema: Televisão deformadora de costumes ou espelho de uma sociedade
doente? E partes para ampliar o
repertório dos discentes, foram realizadas várias leitura sobre o tema.
Na
sequência, foi esclarecido aos participantes do debate os direitos de cada um,
como por exemplo: o direito de falar durante dois minutos e ficou claro que não
se deve interromper a imposição do outro, portanto cada um só pode falar quando
for a sua vez.
Nessa
etapa, o professor que estava sendo o mediador do debate, teve condições de
fazer a avaliação prévia do momento e as principais dificuldades que alguns
alunos encontram para um contra-argumento.
E
para finalizar, foi realizada uma auto-avaliação. Nesse momento foi questionado
que aspectos foram positivos e negativos. O que pode ser feito para alcançar um
melhor resultado em um novo debate? Entre outras questões.
EQUIPE
DE TRABALHO:
Lilian Maria Alves, Maria Luzângela Ribeiro,
Francisco Magno, Maura Simões e Francisco Antônio.
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO SALES DE CARVALHO
EDUCAR
PARA CONSTRUIR UM FUTURO
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
ü OBJETIVOS:
·
Definir e conhecer a origem do gênero
romance;
·
Familiarizar-se com obras e autores desse
gênero;
·
Conhecer as características e os tipos de
romance;
·
Aprender as estruturas e estratégias;
·
Produzir seu primeiro romance;
·
Publicá-lo na internet e expor na biblioteca
escolar.
ü CONTEÚDO:
·
Gênero Textual: Romance.
ü DURAÇÃO:
·
10 aulas.
ü PÚBLICO
ALVO:
·
Adolescentes de 11 a 16 anos (9º ano).
DESENVOLVIMENTO
DAS ATIVIDADES
1ª ETAPA:
De
início os alunos irão conhecer a definição de romance e o significado de sua
origem. Depois haverá leitura de texto, discussão de grupo e será encaminhado
para casa uma atividade de pesquisa (conhecer os principais romances mundiais e seus
respectivos autores), finalizar a aula com a leitura compartilhada de um fragmento do romance "Viagens de Gulliver" (distribuir cópia do mesmo a todos os alunos).
2ª ETAPA:
Os alunos vão se familiarizar com as obras e os autores. Perguntar
os alunos como foram suas pesquisas (um breve momento de conversa). Depois espalhe
no chão da sala uma variedade de romances de estilos diferentes. Coloque um
fundo musical no momento em que os alunos forem escolhê-los, assim o ambiente
se tornará mais agradável e aconchegante. Em seguida dê um tempo razoável para
eles conhecerem a obra e lerem a biografia dos autores. Após coloque o áudio do
romance “O
seminarista” (resumo), de Bernardo Guimarães. Finalize a aula, fazendo
um jogo de perguntas, em relação ao Seminarista.
3ª ETAPA:
Dividir
os alunos em grupo, cada grupo lerá uma obra literária, lembrando que cada
membro pertencente ao grupo deverá lê-la. O professor deve selecioná-la, e
depois levar para a sala de aula, e apresentar em seguida ao educando, que
devem após escolhê-la. Concluída a leitura do romance, apresentarão a obra de
forma oral. O espaço para a apresentação pode ser a sala de aula, o auditório
da escola ou em um ambiente que proporcione (dentro do âmbito escolar).
Lembrando-o que os mesmos deverão entregar os resumos por escrito.
4ª ETAPA:
Nessa etapa o aluno vai conhecer as características e os
tipos de romance. De início será lido o resumo de “Luzia Homem”, de Domingos
Olímpio, onde o professor compartilhará a leitura do mesmo com a turma. Deverá
ser entregue a cada aluno a cópia do resumo. Depois será apresentado através de
slides as características e os tipos de romance. Nesse momento o professor deve promover a
interação da turma com o conteúdo. Para encerrar peça os alunos para lerem
outros resumos de outras obras no blog “Comunicação e Expressão”.
5ª ETAPA:
Para aumentar a familiaridade dos alunos com o gênero
romance e facilitar a análise de suas características, nesta aula, vamos
assistir a uma Curta Metragem de “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. Em
seguida o professor entregará a cada aluno uma ficha com questionamento.
Concluído a atividade, é hora da correção coletiva, vê o que cada aluno
respondeu. É um dos momentos mais importante da aula. Logo veremos o que todos
aprenderam. Aproveite o momento para explorar, desafiar e instigar o
conhecimento do aluno diante do assunto abordado.
6ª ETAPA:
Nesta aula vamos aprender as estruturas e estratégias
usadas pelos romancistas, em suas mais variadas obras. Para começo de conversa
será lido um trecho de “A viuvinha”, de José de Alencar. O professor
deverá distribuir cópias entre todos. Depois utilizar a leitura continuada,
fazendo com que uma boa parte da turma participe. Através de slide explorar as
estruturas do romance e, em seguida distribuir entre os alunos um trecho de “O seminarista”,
de Bernardo Guimarães. Peça o educando que se junte de grupo e identifique as
estruturas estudadas. Finalize a aula com a correção.
7ª ETAPA:
Agora o aluno vai produzir seu primeiro romance. De
início o professor deve dar os “Cinco passos para começar a escrever um romance”,
distribua cópia deste para seus alunos. Em seguida os convide para ler, indique
um aluno para fazer a leitura e depois promova a discussão de grupo. A cada
passo um aluno lerá. E abra espaço para breve comentário. Agora é hora de
produzir! Cada aluno individualmente irá rascunhar seu texto, colocando em
prática o que conseguiu aprender durante as aulas. O professor deverá deixar os
alunos a vontade, por exemplo: sentados no chão, deitados, fora da sala de
aula, ao ar livre; na biblioteca ou em qualquer lugar que lhe favoreça para o
desenvolvimento de sua produção textual. Lembre-se que este momento é para a
produção e não para descontração, deixe isso bem claro para o educando.
8ª ETAPA:
Nesta aula os alunos irão apresentar, por meio de
leitura, sua produção textual. De início peça para que todos colaborem, para
que se possa fazer alguma intervenção de forma coletiva (tanto os alunos como o
professor podem dar sugestões para melhorar as produções). Peça o educando que
escreva em sua folha as intervenções sugeridas. Depois reescrevê-la novamente,
tendo o cuidado para não cometer os mesmos erros. Encerre a aula com o
recolhimento dos textos. Receba também sua primeira produção, assim o aluno
verá o quanto ele evoluiu, no momento que compará-la.
9ª ETAPA:
Nessa etapa o professor irá entregar novamente os textos
para os alunos, porém com suas intervenções feitas. Estes devem reescrever tudo
de novo, mas acrescido das observações apontada pelo professor. Para
finalizar divida os alunos em grupo, e
cada equipe deve trazer um desses materiais para a próxima aula: foto dos principais romancistas, trecho e
capa de obras variadas, e ainda suas respectivas biografias. Por
último receba os textos reeditados.
10ª ETAPA:
Trabalho
realizado por Francisco Antônio de Paula Gregório. Baseado no curso:
Diversidade Textual – os gêneros na sala de aula. CEEL. Setembro/2012.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir