domingo, 29 de abril de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ALGUNS GÊNEROS



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNADAMENTAL FRANCISCO SALES DE CARVALHO
EDUCAR PARA CONSTRUIR UM FUTURO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  • Objetivos:
v  Definir e familiarizar-se com o gênero;
v  Conhecer suas características e fazer uso de sua aplicação na prática;
v  Aprender a planejar um seminário;
v  Efetuar um seminário, dispondo dos conhecimentos adquiridos do gênero.

  • Conteúdo:
v  Gênero oral – Seminário.

  • Tempo Estimado:
v  4 aulas.

  • Público Alvo:
v   Adolescentes de 11 a 17 anos.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

                 O primeiro contato do gênero oral “Seminário” em sala de aula se deu por meio de uma apresentação teatral, baseada numa história de conto de fadas. Após terminar a apresentação, os alunos foram divididos em grupos, mediante orientação do professor, buscavam socializar da apresentação aspectos como: segurança, postura, prestígio, companheirismo, afeto e novas experiências dos participantes em relação à história contada. Depois foi dado um momento para cada grupo expor suas opiniões, mostrando o que faltou e o que poderia ter sido melhor. Com isso se trabalhou alguns aspectos próprios do gênero, uma vez que os alunos foram no plenário apresentar suas ideias, mesmo em menor grupo, isso é o primeiro passo preparatório para um seminário. Em pouco tempo, eles começaram a sentir-se mais donos de si e passam a agir na turma com naturalidade e firmeza.
                 Após essa primeira etapa, a turma foi dividida em grupos maiores. Em seguida foi sugerido o tema “Racismo e Preconceito”. Os alunos tiveram muito tempo para pesquisar, estudar e se organizar, só depois apresentá-lo.
                 Na aula seguinte, os alunos assistiram a um seminário televisivo. Foi orientado que eles tivessem bastante atenção ao assistir o seminário, a fim de eles observarem e detectar a estrutura de um seminário. Após o término do vídeo foi feito a percepção, utilizando a parte discursiva do educando, assim a turma interagiu entre si.   Mostrando o que conseguiu captar do vídeo. Para ampliar o repertório dos discentes, foram sugeridos outros vídeos com seminários.
                 Na sequência, foi exposto aos participantes do seminário os aspectos de fundamentação básica (segurança, prestígio, novas experiências, companheirismo e afeto) e sua estrutura (como definir objetivos, marcar tempo e etapas de realização, coligir fontes informativas, determinar diretivas de execução e organizar esquemas e roteiros). É importante que os envolvidos mantenham certa ordem no momento de sua fala. Seja claro e positivo em suas opiniões. Procurar interagir sempre com o grupo.           
                 Nessa etapa, o professor que estava presidindo o seminário, teve condições de fazer a avaliação prévia do momento e das principais dificuldades apresentadas pelos alunos quanto o desenvolvimento do seminário.
                 E para finalizar, foi realizado um seminário, só que desta vez, utilizando na prática os conhecimentos já adquiridos. O professor notou que eles já apresentavam com empolgamento, interatividade e segurança.   

(Francisco Antônio e Magno)



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO SALES DE CARVALHO
Educar Para Construir um Futuro

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Objetivos:

Ø  Conceituar e familiarizar-se com o gênero;
Ø  Conhecer suas características e fazer uso de sua aplicação na prática;
Ø  Saber como utilizar os argumentos conforme o andamento do debate;
Ø  Participar e vivenciar um debate, conhecendo os aspectos positivos e negativos.

      Conteúdo:

Ø  Gênero oral: Debate.

      Tempo Estimado:

Ø Quatro aulas.

  Público Alvo:

Ø Adolescentes entre 14 e 17 anos.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

                 O primeiro contato do gênero oral “Debate” em sala de aula foi através de um texto da revista “Pais e Teens”, a fim de que alguns aspectos próprios do gênero sejam observados e discutidos em sala de aula. Nesse contexto foi trabalhado como tema central da aula: O início da vida profissional e o relacionamento dos pais no fim da adolescência.
                 Após essa primeira etapa, a turma foi dividida em dois lados. Em seguida foi questionado se “Debate é briga”? Os alunos tiveram seu tempo de resposta contado a cada resposta.
                 Na aula seguinte, com a orientação do professor, foi proposto aos alunos um debate sobre o tema: Televisão deformadora de costumes ou espelho de uma sociedade doente?  E partes para ampliar o repertório dos discentes, foram realizadas várias leitura sobre o tema.
                 Na sequência, foi esclarecido aos participantes do debate os direitos de cada um, como por exemplo: o direito de falar durante dois minutos e ficou claro que não se deve interromper a imposição do outro, portanto cada um só pode falar quando for a sua vez.
                 Nessa etapa, o professor que estava sendo o mediador do debate, teve condições de fazer a avaliação prévia do momento e as principais dificuldades que alguns alunos encontram para um contra-argumento.
                 E para finalizar, foi realizada uma auto-avaliação. Nesse momento foi questionado que aspectos foram positivos e negativos. O que pode ser feito para alcançar um melhor resultado em um novo debate? Entre outras questões.     

EQUIPE DE TRABALHO:
Lilian Maria Alves, Maria Luzângela Ribeiro, Francisco Magno, Maura Simões e Francisco Antônio.



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO SALES DE CARVALHO
EDUCAR PARA CONSTRUIR UM FUTURO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  ü  OBJETIVOS:
·         Definir e conhecer a origem do gênero romance;
·         Familiarizar-se com obras e autores desse gênero;
·         Conhecer as características e os tipos de romance;
·         Aprender as estruturas e estratégias;
·         Produzir seu primeiro romance;
·         Publicá-lo na internet e expor na biblioteca escolar.

  ü  CONTEÚDO:
·         Gênero Textual: Romance.

  ü  DURAÇÃO:
·         10 aulas.

  ü  PÚBLICO ALVO:
·         Adolescentes de 11 a 16 anos (9º ano).

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

1ª ETAPA:

De início os alunos irão conhecer a definição de romance e o significado de sua origem. Depois haverá leitura de texto, discussão de grupo e será encaminhado para casa uma atividade de pesquisa (conhecer os principais romances mundiais e seus respectivos autores), finalizar a aula com a leitura compartilhada de um fragmento do romance "Viagens de Gulliver" (distribuir cópia do mesmo a todos os alunos).

2ª ETAPA:

            Os alunos vão se familiarizar com as obras e os autores. Perguntar os alunos como foram suas pesquisas (um breve momento de conversa). Depois espalhe no chão da sala uma variedade de romances de estilos diferentes. Coloque um fundo musical no momento em que os alunos forem escolhê-los, assim o ambiente se tornará mais agradável e aconchegante. Em seguida dê um tempo razoável para eles conhecerem a obra e lerem a biografia dos autores. Após coloque o áudio do romance “O seminarista” (resumo), de Bernardo Guimarães. Finalize a aula, fazendo um jogo de perguntas, em relação ao Seminarista.

3ª ETAPA:

Dividir os alunos em grupo, cada grupo lerá uma obra literária, lembrando que cada membro pertencente ao grupo deverá lê-la. O professor deve selecioná-la, e depois levar para a sala de aula, e apresentar em seguida ao educando, que devem após escolhê-la. Concluída a leitura do romance, apresentarão a obra de forma oral. O espaço para a apresentação pode ser a sala de aula, o auditório da escola ou em um ambiente que proporcione (dentro do âmbito escolar). Lembrando-o que os mesmos deverão entregar os resumos por escrito.  

4ª ETAPA:

            Nessa etapa o aluno vai conhecer as características e os tipos de romance. De início será lido o resumo de “Luzia Homem”, de Domingos Olímpio, onde o professor compartilhará a leitura do mesmo com a turma. Deverá ser entregue a cada aluno a cópia do resumo. Depois será apresentado através de slides as características e os tipos de romance.  Nesse momento o professor deve promover a interação da turma com o conteúdo. Para encerrar peça os alunos para lerem outros resumos de outras obras no blog “Comunicação e Expressão”.

5ª ETAPA:

            Para aumentar a familiaridade dos alunos com o gênero romance e facilitar a análise de suas características, nesta aula, vamos assistir a uma Curta Metragem de “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. Em seguida o professor entregará a cada aluno uma ficha com questionamento. Concluído a atividade, é hora da correção coletiva, vê o que cada aluno respondeu. É um dos momentos mais importante da aula. Logo veremos o que todos aprenderam. Aproveite o momento para explorar, desafiar e instigar o conhecimento do aluno diante do assunto abordado.   

6ª ETAPA:

            Nesta aula vamos aprender as estruturas e estratégias usadas pelos romancistas, em suas mais variadas obras. Para começo de conversa será lido um trecho de “A viuvinha”, de José de Alencar. O professor deverá distribuir cópias entre todos. Depois utilizar a leitura continuada, fazendo com que uma boa parte da turma participe. Através de slide explorar as estruturas do romance e, em seguida distribuir entre os alunos um trecho de “O seminarista”, de Bernardo Guimarães. Peça o educando que se junte de grupo e identifique as estruturas estudadas. Finalize a aula com a correção.

 7ª ETAPA:

            Agora o aluno vai produzir seu primeiro romance. De início o professor deve dar os “Cinco passos para começar a escrever um romance”, distribua cópia deste para seus alunos. Em seguida os convide para ler, indique um aluno para fazer a leitura e depois promova a discussão de grupo. A cada passo um aluno lerá. E abra espaço para breve comentário. Agora é hora de produzir! Cada aluno individualmente irá rascunhar seu texto, colocando em prática o que conseguiu aprender durante as aulas. O professor deverá deixar os alunos a vontade, por exemplo: sentados no chão, deitados, fora da sala de aula, ao ar livre; na biblioteca ou em qualquer lugar que lhe favoreça para o desenvolvimento de sua produção textual. Lembre-se que este momento é para a produção e não para descontração, deixe isso bem claro para o educando. 

8ª ETAPA:

            Nesta aula os alunos irão apresentar, por meio de leitura, sua produção textual. De início peça para que todos colaborem, para que se possa fazer alguma intervenção de forma coletiva (tanto os alunos como o professor podem dar sugestões para melhorar as produções). Peça o educando que escreva em sua folha as intervenções sugeridas. Depois reescrevê-la novamente, tendo o cuidado para não cometer os mesmos erros. Encerre a aula com o recolhimento dos textos. Receba também sua primeira produção, assim o aluno verá o quanto ele evoluiu, no momento que compará-la.

9ª ETAPA:

            Nessa etapa o professor irá entregar novamente os textos para os alunos, porém com suas intervenções feitas. Estes devem reescrever tudo de novo, mas acrescido das observações apontada pelo professor. Para finalizar  divida os alunos em grupo, e cada equipe deve trazer um desses materiais  para a próxima aula: foto dos principais romancistas, trecho e capa de obras variadas, e ainda suas respectivas biografias. Por último receba os textos reeditados.

10ª ETAPA:

            Nesta aula a turma irá trabalhar de forma coletiva, um ajudando o outro. Um grupo ficará com a confecção do mural de fotos, outro ficará com o painel de textos, um grupo ainda se encarregará de expor na parede da sala as capas ilustrativas das obras, e por último construir outro mural com as biografias. O professor da sala deverá expor os textos produzidos pelos alunos, de forma bem criativa. Depois peça os mesmos para darem depoimentos sobre esse novo gênero estudado, o romance.

Trabalho realizado por Francisco Antônio de Paula Gregório. Baseado no curso: Diversidade Textual – os gêneros na sala de aula. CEEL. Setembro/2012.  

Um comentário:

Obrigado a todos que passarem por esse blog e deixar seu recadinho.