domingo, 25 de agosto de 2013

TEXTOS REFLEXIVOS - Momento de Meditação

A amizade é um amor que nunca morre


A amizade é um amor que nunca morre. 
A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe,
alguns descobrem, mas poucos reconhecem. 
A amizade quando é sincera o esquecimento é impossível 
A confiança, tal como a arte, não deriva de termos resposta para tudo, mas,
de estarmos abertos a todas as perguntas. 
A dor alimenta a coragem. Você não pode ser corajoso se só aconteceram
coisas maravilhosas com você. 
A esperança é um empréstimo pedido à felicidade. 
A felicidade não é um prêmio, e sim uma consequência,
a solidão não é um castigo, e sim um resultado. 
A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que
percorremos para encontrá-la. 
A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga. 
A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delicia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você. 
A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos. 
A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar. 
A maior fraqueza de uma pessoa é trocar aquilo que ela mais deseja na vida, por aquilo que ele deseja no momento. 
A persistência é o caminho do êxito. 
A pior solidão é aquela que se sente na companhia de outros. 
A SOLIDÃO É UMA GOTA NO OCEANO QUE SÓ OLHA PARA SI MESMA... UMA GOTA QUE NÃO SABE QUE É OCEANO... 
Amigos são a outra parte do oceano que a gota procura... 
A tua única obrigação durante toda a tua existência
é seres verdadeiro para contigo próprio.
A verdadeira amizade deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar. 
A verdadeira amizade é aquela que não pede nada em troca, a não ser a própria amiga. 
A verdadeira generosidade é fazer alguma coisa de bom por alguém
que nunca vai descobrir. 
A verdadeira liberdade é poder tudo sobre si.
Algumas pessoas acham-se cultas porque comparam sua ignorância com as dos outros. 
Amigo de verdade é aquele que transforma um pequeno momento em um grande instante. 
Amigo é a luz que não deixa a vida escurecer. 
Amigo é aquele que conhece todos os seus segredos e mesmo assim gosta de você! 
Amigo é aquele que nos faz sentir melhor e sobre tudo nos faz sentir amados... 
Amigo é aquele que, a cada vez, nos faz entrever
a meta e que percorre conosco um trecho do caminho
Amigos são como flores cada um tem o seu encanto por isso cultive-os. 
Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom, vibram juntas... 
Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais... Deve ser guardada e conservada no coração!!! 
As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem. 
Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas,
dando-lhes sempre algum significado. 
Diante de um obstáculo não cruzes os braços, pois o maior
homem do mundo morreu de braços abertos. 
Elogie os amigos em público, critique em particular. 
Errar é humano, perdoar é divino. 
Evitar a felicidade com medo que ela acabe; é o melhor meio de ser infeliz. 
Faça amizade com a bondade das pessoas, nunca com seus bens! 
Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.

(Érico Veríssimo)

                                                            NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

ACREDITE NA VIDA

Acreditar na vida É ter esperança no amanhã. Saber que após a noite vem o dia. Não invadir o espaço alheio. Ser espontâneo. Amar as pessoas incondicionalmente.
Aproveitar todos os momentos... Confiar na voz da intuição

Perdoar as pessoas. Ter pensamentos positivos e respeitar os sentimentos dos outros. Ser sincero. Encontrar a felicidade nas pequenas coisas. Entender que somos pessoas únicas. Ter motivação! Enxergar além das aparências. Descobrir que precisamos dos outros

Esquecer o que passou. Buscar novos horizontes Perceber que somos humanos. Vencer a nós mesmos e ver a beleza da alma. Sair da passividade, saber que a vida é consequência de nossas atitudes. Não procrastinar as decisões. Mimar a criança interior e deixar acontecer...

Curta as pequenas vitórias Viva apaixonado pela vida Visualize só coisas boas e entenda que há limites. Tenha autoestima. Veja a vida com outros olhos...

Saber que estamos só de passagem... Melhorar os relacionamentos Aproveitar as oportunidades e ouvir o sempre o coração, ele sabe o que é melhor pra você.

Acreditar em você, vai trazer energias boas daqueles que de alguma maneira... Amam e torcem por você.

O DIFÍCIL NÃO É IMPOSSÍVEL

Quem vive para o que der e vier, sabe que semeando a boa semente, ainda que seja pela umidade das lágrimas, um dia verá nascerem as plantas.

Pode mesmo acontecer que os outros não valorizem o quanto custou esse trabalho.

Não faz mal: Você se comprometeu pelo ideal do bem.

Não importa também se, nesse esforço, tropeçou e caiu, pois é aos que tombam na luta que se costuma chamar de heróis.

Apenas o que se lhes pede é o testemunho da PERSEVERANÇA.

APROVEITE ESTE DIA

Aproveite este dia e ame com todas as forças do seu coração, sem restrições, sem ver defeitos e tristezas. Amar é ser feliz.

O amor é como a flor, quanto mais você gosta dela mais quer sentir o perfume.

Não espere que a melhoria, prosperidade e bem-estar caiam do céu milagrosamente, sem fazer força.

Tudo tem o preço da conquista, da busca, da participação, do esforço.
É fortíssima a energia que você tem, ainda não explorada pelo seu pensar, e muitas são as suas possibilidades de crescer e conquistar o que mais quer ou precisa, chegando à felicidade.

A sorte sorri para os que usam os talentos que têm.

UM SIMPLES CONSELHO

Certa vez um jovem muito rico foi procurar um rabi para lhe pedir um conselho. Toda a fortuna que possuía não era capaz de lhe proporcionar a felicidade tão sonhada. Falou da sua vida ao rabi e pediu a ajuda. Aquele homem sábio o conduziu até uma janela e lhe pediu para que olhasse para fora com atenção, e o jovem obedeceu.

- O que você vê através do vidro, meu rapaz?

- Vejo homens que vêm e vão, e um cego pedindo esmolas na rua.
Então o homem lhe mostrou um grande espelho e novamente o interrogou:

- O que você vê neste espelho?

- Vejo a mim mesmo, disse o jovem prontamente.

- E já não vê os outros, não é verdade?

E o sábio continuou com suas lições preciosas:

- Observe que a janela e o espelho são feitos da mesma matéria prima: o vidro. Mas no espelho há uma camada fina de prata colada ao vidro e, por essa razão, você não vê mais do que sua própria pessoa. Se você se comparar a essas duas espécies de vidro, poderá retirar uma grande lição. Quando a prata do egoísmo recobre a nossa visão, só temos olhos para nós mesmos e não temos chance de conquistar a felicidade efetiva. Mas quando olhamos através dos vidros limpos da compaixão, encontramos razão para viver e a felicidade se aproxima.

Por fim, o sábio lhe deu um simples conselho:

- Se quiser ser verdadeiramente feliz, arranque o revestimento de prata que lhe cobre os olhos para poder enxergar e amar aos outros. Eis a chave para a solução dos seus problemas.

Se você também não está feliz com as respostas que a vida tem lhe oferecido, talvez fosse interessante tentar de outra forma. Muitas vezes, ficamos olhando somente para a nossa própria imagem e nos esquecemos de que é preciso retirar a camada de prata que nos impede de ver a necessidade à nossa volta.

Quando saímos da concha de egoísmo, percebemos que há muitas pessoas em situação bem mais difícil que a nossa e que dariam tudo para estar em nosso lugar. E quando estendemos a mão para socorrer o próximo, uma paz incomparável nos invade a alma. É como se Deus nos envolvesse em bênçãos de agradecimento pelo ato de compaixão para com Seus filhos em dificuldades. Ademais, quem acende a luz da caridade, é sempre o primeiro a beneficiar-se dela. E a caridade tem muitas maneiras de se apresentar: Pode ser um sorriso gentil...

Uma palavra que anima e consola...
Um abraço de ternura...
Um aperto de mão...
Um pedaço de pão...
Um minuto de atenção...
Um gesto de carinho...
Uma frase de esperança...
E quem de nós pode dizer que não necessita ou nunca necessitará dessas pequenas coisas?

"A caridade é o gênio celestial que nos tece asas de luz para a comunhão com o pensamento divino, se soubermos esquecer de nós mesmos para construir a felicidade daqueles que nos estendem as mãos".


 Aprenda o que é preciso fazer para viver feliz

Todos nós gostaríamos de viver com alegria, mas para muitos isso pode parecer algo impossível. A felicidade não é fácil de ser alcançada. Muito pelo contrário, há pessoas que a buscam a vida inteira... O primeiro passo para que possamos encontrar essa alegria de viver, é sermos nós mesmos e nos sentirmos livres.
Poucas pessoas conseguem ser o que realmente gostariam. É normal vivermos ligados às regras da sociedade. Na realidade, acabamos seguindo um modelo e criamos uma alegria falsa e vazia. Mas a verdadeira alegria pode ser alcançada se você se libertar. Ninguém é obrigado a viver seguindo padrões pré-estabelecidos. A felicidade está dentro de cada um de nós, por isso, cada um deve saber qual caminho seguir para se sentir bem.
Um erro muito comum é projetarmos a nossa felicidade no que os outros nos proporcionam e relacioná-la aos padrões impostos. Ninguém precisa se casar ou ter um emprego perfeito para ser feliz. É preciso encontrar a felicidade com o que temos e encararmos as nossas batalhas interiores. Isso não significa deixar de sonhar e lutar pelo que desejamos na vida, mas sim não viver em competições e aprender a lidar com as perdas, as mudanças e os desejos.
O mais importante é superarmos as nossas questões mal resolvidas da infância e pararmos de achar que a nossa felicidade depende das outras pessoas. Devemos viver sem apego às relações e situações do passado. Quando somos contrariados pelos outros, desenvolvemos sentimentos que nos trazem infelicidade, como egoísmo, insatisfação e ganância.
A felicidade é uma escolha nossa. O primeiro passo para se chegar a ela é saber disso! Devemos ter pensamentos positivos para gerarmos vibrações positivas ao nosso redor. O cérebro humano consegue se adaptar a qualquer mudança. Por isso, mesmo quem vive triste e desanimado, pode mudar sua postura. Devemos esquecer todo o lado negativo do passado e cultivarmos bons pensamentos.

Aprendendo com os erros

Na vida não precisamos acertar sempre,
Mas a cada dia errar menos.
E é necessário que a cada erro,
Aprendamos o máximo possível.
Para que esses erros tornem-se experiências aproveitáveis,
Das quais precisaremos no futuro, para não cometer os mesmos erros.
Mesmo sabendo que muitas dessas experiências machucam,
Nos trazem lembranças que fazem sofrer,
E que preferimos esquecer.
Ainda assim, temos que ter consciência que devemos aproveitá-las
Para a cada dia errarmos menos e acertarmos mais.
Porque a vida é assim, cheia de surpresa
E precisamos aprender a conviver com ela.
Caso contrário, não conseguiremos ser alguém,
E certamente não estamos aqui por acaso,
Sem razão, á toa, sem um objetivo à conquistar.
Estamos em busca de um espaço,
Para deixarmos de ser mais um neste mundo.
Por isso temos obrigação de aprender
A viver e conviver com a realidade.
Tendo consciência de que em nossas mãos
Está o nosso futuro.
Dependendo principalmente do que somos no presente,
O que seremos neste futuro bem próximo.
Precisamos ter em mente algo muito importante:
Que devemos ser sempre nós mesmos,
Respeitando ao nosso próximo como a si próprio.
Quando vermos que isto está acontecendo,
Então sentiremos que nossos erros tornaram-se experiências.
E que isso, é como um sinal de nosso amadurecimento.
Ou seja, que deixamos de ser crianças
E passamos a ser adultos,
Não no físico e sim no mental.



Aprendi com a vida

Aprendi que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha;
Que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais
pacíficos do mundo;
Que ser gentil é mais importante do que estar certo;
Que nunca se deve negar um presente a uma criança;
Que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho
a força para ajuda-lo de alguma outra forma;
Que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;
Que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar
e um coração para nos entender;
Que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;
Que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;
Que dinheiro não compra "classe";
Que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;
Que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;
que Deus não fez tudo num só dia; O que me faz pensar que eu possa?
Que ignorar os fatos não os altera;
Que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo
que essa pessoa continue a magoar você;
Que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
Que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar
de gente mais inteligente do que eu;
Que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;
Que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;
Que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as
que você perdeu.
Que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar
em outro lugar;
Que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez
tenhamos que engoli-las;
Que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;
Que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
Que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a.

28/07/13.


O DEUS DO IMPOSSÍVEL

Um jovem que trabalhava no exército era humilhado por ser cristão.
Um dia seu superior querendo humilhá-lo na frente do pelotão chamou o soldado e disse: Jovem aqui, pegue esta chave, vá até aquele Jipe e estacione ali na frente.
O jovem disse: Não sei dirigir.
Então disse o superior, peça ajuda a seu Deus. Mostre que Ele existe.
O soldado pegou a chave e começou a orar, depois ligou o veículo, manobrou e estacionou perfeitamente. Ao sair do Jipe o soldado viu todos de joelhos, chorando e dizendo: Nós queremos teu Deus.
O jovem soldado espantado, perguntou o que estava acontecendo. O superior chorando abriu o capô do Jipe e mostrou para o jovem que o carro estava sem motor.
O jovem então disse: Estão vendo? Esse é o Deus que sirvo. O Deus do impossível. O Deus que traz a existência aquilo que não existe!

Tempo Certo

De uma coisa podemos ter certeza:
de nada adianta querer apressar as coisas;
tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto.
Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem
os atropelos do destino,
aquela situação que você mesmo provoca,
por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.
Mas alguém poderia dizer:
Qual é esse tempo certo?

Bom, basta observar os sinais.
Quando alguma coisa está para acontecer
ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano
enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo,
um texto lido, uma observação qualquer.
Mas, com certeza, o sincronismo se encarregará
de colocar você no lugar certo,
na hora certa, no momento certo,
diante da situação ou da pessoa certa. 

Basta você acreditar que nada acontece por acaso.
Talvez seja por isso que você esteja
agora lendo estas linhas. 
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais
já estão por perto e você nem os notou ainda. 
Lembre-se, que o universo sempre
conspira a seu favor quando você possui um
objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.

                                                              Paulo Coelho

Entrevista com Deus


Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus. 
Então você gostaria de me entrevistar?
Deus perguntou. 
Se VOCÊ tiver tempo, eu disse.
Deus sorriu.
- Meu tempo é a eternidade; que perguntas você tem em mente para me fazer?
-O que na humanidade mais surpreende VOCÊ?...
Deus respondeu... 
-Que eles ficam entediados com a infância, se apressam em crescer e depois desejam ser crianças novamente.
Que eles perdem sua saúde para ganhar dinheiro e em seguida perdem o dinheiro para recuperar sua saúde. 
Que eles pensam ansiosamente sobre o futuro e se esquecem de viver o presente, de tal forma que não vivem nem o presente nem o futuro. 
Que eles vivem suas vidas como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido...
As mãos de Deus tocaram as minhas, ficamos em silêncio por um momento e então eu perguntei...
-Sendo um pai, quais lições de vida você quer que seus filhos aprendam?
Deus respondeu com um sorriso:
-Aprendam que eles não podem fazer ninguém os amar.
O que eles podem fazer é se deixarem ser amados.
Aprendam que o que é mais valioso não é o que eles têm em suas vidas, mas QUEM eles têm em suas vidas.
Aprendam que não é bom compararem-se uns aos outros.
Aprendam que uma pessoa rica não é aquela que
tem o máximo, mas sim aquela que precisa do mínimo.
Aprendam que leva apenas uns poucos segundos para abrir feridas profundas na pessoa que se ama, e que pode levar muitos anos para curá-las.
Aprendam a perdoar praticando o perdão.
Aprendam que existem muitas pessoas que as amam muito, mas simplesmente não sabem como expressar ou mostrar seus sentimentos.
Aprendam que dinheiro pode comprar tudo,
exceto felicidade!
Aprendam que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la de maneira diferente.
Aprendam que um amigo verdadeiro é alguém que sabe tudo sobre eles e gosta deles mesmo assim.
Aprendam que não é suficiente que eles sejam perdoados, mas que perdoem a si mesmos e que aprendam a perdoar.
E aprendam que Eu estou aqui...
SEMPRE!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

II ATIVIDADE DE COMPREENSÃO & INTERPRETAÇÃO


Leia o texto abaixo.
A primeira passeata de um filho

O frangote despertou mais cedo que o relógio. Mal lavou o rosto. Engoliu o café queimando a língua. Enfiou no bolso uma nota de dez paus, a carteirinha de estudante, e não deu a menor bola para a mochila dos livros e apostilas. Não estava com cara de quem ia assistir às aulas de química, português e geografia.
            O pai ficou na marcação. Esses filhos de hoje... - ele pensou, lembrando-se do tempo em que também era filho e cabulava a escola para ver os filmes do Cinemundi e os jogos de futebol da Várzea do Glicério.
            - Que folga é essa? - perguntou sorrindo.
            O garoto da turma de humanas deu a resposta exata:
            - Vou à passeata.
            - Homessa! (Mesmo os pais modernos tem interjeições antigas.) Que besteira, menino. É assim que tudo começa. De repente dá uma confusão na praça, um corre-corre, você cai, me quebra a perna, vem um cavalo da polícia, te pisa, te amassa, tua vó vai brigar comigo. Que eu fui culpado. Você não sabe o estrago que faz um cassetete. Já vi esse filme. É melhor ficar em casa bem quietinho, lendo um livro, jogando um game, a passeata vai passar na TV. Ou estão, se não tiver nada que fazer, coce o saco. Pelo menos, não tem perigo.
            Mas o pai (sujeito vivido) não falou nada. Apenas ficou com o coração aflito. Essas coisas bobas de pai. O que tem de acontecer sempre acontece. Como a primeira vez que saltou do bonde andando e se esborrachou na calçada. Como a primeira vez que tragou um cigarrinho, bituca de Aspásia*, e ficou com gosto de cabo de guarda-chuva uma semana na garganta. Como o primeiro gole de cachaça, num domingo, num piquenique no Pico do Jaraguá, e soltou o mico, vomitou até as tripas.
            Mas aquela era a primeira passeata do menino.
            - Mania que o Senhor tem de me chamar de menino!
            A primeira passeata não é uma coisa à toa. Daqui a cem anos, quando ele crescer, for um velhinho de bengala e próstata safada, se lembrará desse dia antigo jamais esquecido. Contará aos filhos e aos netos. Roncará papo, como fazem todos os velhinhos depois dos 30. Mas agora ele não passa de um garoto franzino, camiseta de algodão, nem se agasalha o porcaria do filho, uns tênis fedidos, e metido a querer traçar seu próprio destino. É muita presunção! Até outro dia, a única vez que desfilou com o povo foi atrás da bateria da torcida do Corinthians.
           - Cuidado, filho a rua tem perigos.
           Mas o pai nada falou. Apenas seu coração batia. Não se pode aparar as asas de um menino (eterno menino). Deixá-lo ir, embandeirado, unir sua voz desafinada de roqueiro fracassado às vozes da cidade enfeitiçada, a qual sorri, embravecida, ao ver que ainda existe a mocidade.
            No alto da passeata, o sol fulgia.

 *Aspásia: Antiga marca de cigarro
EMBREVECIDO: extasiado, deslumbrado.
FULGIR: Brilhar
HOMESSA: interjeição que exprime admiração, espanto,equivalente a ora essa, essa é boa.
PRESUNÇÃO: vaidade, pretensão, falta de modéstia. 
                                   Lourenço Diaféria. O imitador de gato e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2001. p. 33


01. No trecho “Que folga é essa?”, essa fala é do (de)
       (A) pai.
       (B) filho.
       (C) narrador.
       (D) outro personagem.


 02. No trecho “O pai ficou na marcação. Esses filhos de hoje... - ele pensou, lembrando-se do tempo em que  também era filho e cabulava a escola para ver os filmes do Cinemundi e os jogos de futebol da Várzea do Glicério. A palavra cabular pode ser substituída por
      (A) gazear.     
      (B) matar.
      (C) passar.
      (D) vadiar.

03. De acordo com o texto, a palavra “MOCIDADE” se refere
      (A)  uma fase da vida humana.
      (B)  um estado de espírito.
      (C)  um período de irresponsabilidade.
      (D)  um estágio de vulnerabilidade

04. A finalidade do texto é
     (A) mostrar as preocupações de um pai ao descobrir que o filho está deixando de ser criança.
     (B) mostrar as mudanças que um jovem passa durante a adolescência.
     (C) advertir o jovem sobre o perigo da vulnerabilidade que passa durante essa etapa de vida.
     (D) advertir os pais sobre a liberdade excessiva concedida aos filhos.

05. O pai de imediato não aceitou a decisão do filho por que
     (A) era melhor que ficasse em casa.
     (B) ele podia se ferir.
     (C) evitaria uma tragédia.
     (D) não correria risco de vida.

06. O texto fala sobre um (a)
      (A) jogo de futebol.
      (B) passeio.
      (C) passeata.
      (D) game.

07. O pai refere-se ao filho como “franzino”, “porcaria”. Essas palavras correspondem a um desejo do pai
       (A)   de desvalorizar o filho.
       (B)   fazer com que ele desistisse da passeata.
       (C)   disfarçar o orgulho que ele sentia do filho.
       (D)   de criticar o filho.

08.  No trecho “O pai ficou na marcação. Esses filhos de hoje... - ele pensou, lembrando-se do tempo em que também era filho e cabulava a escola para ver os filmes do Cinemundi e os jogos de futebol da Várzea do Glicério.” O uso da reticência no final da frase indica
        (A) continuidade de uma ação ou fato.
        (B) realce de uma palavra ou expressão.
        (C) hesitações comuns na língua falada.
        (D) citações incompletas.

FONTE: Português Linguagens (William Roberto Cereja  e Thereza Cochar Magalhães) - 9º Ano.
                                                                    GABARITO
01. A; 02. A; 03. B; 04. A; 05. B; 06. C; 07. D; 08. A


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EXPLORANDO OS DESCRITORES DA LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho de Início do 2º Semestre

Leia o texto e responda as questões de 1 a 5.
O padrinho de Guilherme

O padrinho foi ao colégio, na Muda da Tijuca, e tirou Guilherme para passear. Olhos de inveja do irmão, também interno, mas sem direito a sair porque seu comportamento era do tipo que “deixa muito a desejar”. Desejar o quê — ele não sabia. Mas sabia que o irmão ia gozar a vida lá fora, o ar, as ruas, os cinemas, tudo que vale a pena, enquanto ele, Gustavo, continuaria mergulhado no mar-morto do pátio, dos corredores, do nhenhenhém cotidiano.
Guilherme tinha planos para a emergência, e todos se resumiam em tirar o máximo possível da liberdade do padrinho.
— O senhor me dá um presente de aniversário?
— Seu aniversário é daqui a oito meses.
— É, mas...
— Bem, eu dou.
O padrinho propôs-lhe um blusão alinhado, mas ele entendia que roupa é obrigação de pai e mãe — não vale. Livro, também não. Nas férias, aceitaria a coleção de “science-fiction”, mas em pleno ano letivo, para descanso de tanta labuta no campo da ciência e das letras, o que lhe convinha mesmo era um brinquedo bem legal.
— Brinquedo? Mas você pode brincar com essas coisas no colégio?
— Posso.
Talvez não pudesse, mas isso eram outros quinhentos. Foram à loja de brinquedos. O problema era escolher entre o trem elétrico, o foguete cósmico, a caixa de aquarela, o equipamento de Bat Masterson, o cérebro eletrônico e outras infinitas tentações.
— Vamos, escolhe — dizia o padrinho, disposto a tudo, menos a esperar. Ele comparava, meditava, decidia, arrependia-se. E como era impossível levar os brinquedos que o atraíam, pois cada qual tinha seu inconveniente, que era não ter as qualidades dos demais, repeliu a todos.
— Quero aquela gaitinha. Aquela verde, ali.
O padrinho fez-lhe a vontade, sem compreender. Uma bobagem de trezentos cruzeiros!*
No Colégio, Gustavo queria saber. E sabendo escarneceu*: — Você é mesmo uma besta. Tanta coisa bacana para escolher, e vem com essa gaitinha mixa.
 (ANDRADE, Carlos Drummond de. Vozes da Cidade. Rio de Janeiro: Recorde, p. 195. cruzeiro: moeda usada antes do real
* escarneceu: zombou; fez gozação.
 cruzeiro: 
(Habilidade- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão considerando o contexto.)
01. “... do nhenhenhém cotidiano...”. Qual o sentido dessa expressão usada no texto?
            ( A ) Animação do dia-a-dia.                       ( C ) “Chatices” diárias.
            ( B ) Bobagens de estudante.                       ( D ) Estudos semanais.

(Habilidade- Localizar informações explícitas em um texto.)
02. “Ele comparava, meditava, decidia, arrependia-se”. Diante do problema, qual foi à solução encontrada por Guilherme?
            ( A ) Adquirir um blusão alinhado.               ( C ) Desistir da compra.
            ( B ) Comprar todos os brinquedos.             ( D ) Ficar com uma gaita.

(Habilidade- Reconhecer o efeito de sentido consequente do uso de sinais de pontuação (vírgula, exclamação, interrogação, etc.) e de outras notações linguísticas (aspas, parênteses, negrito etc.)
03. “— Brinquedo? Mas você pode brincar com essas coisas no colégio?” O uso de interrogação na frase indica
( A ) curiosidade e alegria.
( B ) curiosidade e dúvida.
( C ) dúvida e alegria.
( D ) susto e felicidade.

(Habilidade- Inferir uma informação implícita em um texto.)
04. De acordo com o texto, a expressão “deixa muito a desejar” (linha 3) infere-se
(A) pessoa mal educada.                               (C) pessoa de má conduta.
(B) pessoa imprudente.                                 (D) pessoa relaxada.

(Habilidade- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.)
05. No trecho “E sabendo escarneceu: — Você é mesmo uma besta. Tanta coisa bacana para escolher, e vem com essa gaitinha mixa.” A palavra ESCARNECEU pode ser substituída por
(A) desdenhar.                                              (C) ignorar.
(B) zombar.                                                  (D) fazer pouco caso.

Leia a tira a seguir.

(Habilidade- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
06. De acordo com a tirinha, o Cascão
(A) está dormindo fora de casa.    (C) não sabe ler.
(B) não quis entrar em casa.          (D) aproveita o piso frio para brincar.

(Habilidade- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.)
07. No 3º quadrinho da tira, o que expressa o uso do ponto de exclamação?
(A) exclamou.                                           (C) surpreendeu.
(B) admirou.                                              (D) irritou-se.

Leia o texto abaixo.
O corvo e a raposa

O Senhor Corvo estava empoleirado num galho de árvore, com um pedaço de queijo no bico. Comadre Raposa aproximou-se, atraída pelo cheiro. E cumprimentou alegremente o Corvo:
Bom dia, Mestre Corvo! Como você está bonito!  Acho que nunca vi ave mais bela. Francamente, se a sua voz é tão formosa como a sua plumagem, você é o rei dos pássaros.          
Ouvindo esses elogios, o Corvo quase estourou de satisfação. E, querendo mostrar que nem mesmo uma bela voz lhe faltava, abriu o bico para cantar. O queijo caiu e mais do que depressa a raposa apanhou-o. Antes de ir saborear o petisco, disse:
             Caro compadre, aprenda que todo bajulador vive à custa de quem o escuta. Acho que esta lição vale bem um pedaço de queijo. (GÄRTNER, Hans. Fábulas de Esopo. Trad. Fernanda L. de Almeida. São Paulo, Ática, 1995.)

[Habilidade- Identificar os elementos que constituem a estrutura da narrativa (narrador, personagem, espaço, tempo, conflito gerador, solução do conflito etc.)]
08. Quem conta a história é
( A ) o Corvo.     ( B ) a Comadre.      ( C ) a Raposa.       ( D ) o narrador.

(Habilidade- Reconhecer gênero discursivo.)
09. O gênero retratado nesse texto é
( A ) conto.           ( B ) lenda.                ( C ) fábula.              ( D ) crônica.

Leia o texto.
Musse de chocolate do apressado

Ingredientes: 1 lata de creme de leite, a mesma lata cheia de achocolatado em pó e 1 pacote pequeno de chocolate granulado.
Modo de fazer: Bata no liquidificador o creme de leite com o achocolatado em pó só para misturar. Derrame a mistura em taças e polvilhe com o chocolate granulado. Leve à geladeira depois de ficar uns minutos no congelador para endurecer. Rendimento: 5 taças. (ALGRANTI, Márcia. O jogo da comida. Cozinha para adolescentes. Rio de Janeiro: Imago, 1995.)

 (Habilidade- Identificar diferentes gêneros textuais.)
10. A finalidade do texto é
( A ) anunciar um produto.                                ( C ) dar uma instrução.
( B ) contar um fato.                                          ( D ) fazer um convite.

Leia o seguinte cordel.
Sertão, folclore e cordel

O sertão é terra boa                                         Cordel é folheto em versos
 Se o ano é bom de inverno                              Como Manuel Riachão,
Tudo fica mais contente                                    Zezinho e o Dragão,
Mais bonito e mais moderno                             Os aventureiros da Sorte,
Porém quando o ano é seco                               José de Souza Leão.
O sertão vira um inferno.

Folclore quer dizer um                                       No sertão vê-se o folclore
Conjunto de tradições                                        No cheiro do cumaru
Crença popular que cita                                     Na sombra do juazeiro
Provérbios, contos, canções                              Na cachaça com caju
E se espalha no mundo                                       No “chiar” do carro de boi
Por diversas regiões.                                           E no pé de mandacaru.
(LEITE, José Costa. Sertão, folclore e cordel. Recife, Condado, 1991.)

(Habilidade- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.)
11. As palavras “inverno”, “moderno” e “inferno”, presentes na primeira estrofe, são usadas para marcar 
( A ) as estrofes.    ( B ) as rimas.     ( C ) o tema.       ( D ) os versos.

 Leia o texto a seguir.
Livro é demais

O Pedro Elias Lins aniversariou no último dia 12. Como é um sujeito legal, a turma da firma onde trabalho resolveu fazer-lhe uma surpresa, naturalmente com o apoio do patrão José Ailton Torres.
Aí, salta dona Elúsia, secretária do chefão:
O que é que a gente dá de presente pra ele?
Zé Vicente, o contínuo, sugeriu:               
Dá um livro!
Na hora, Zé Aílton rebateu:
__ Livro, não! Ele já tem um!
                       (Gazeta de Alagoas, Maceió, 14/4/98.)

(Habilidade- Identificar o tema de um texto.)
12. O assunto do texto é
( A ) a compra do presente.                     ( C ) o aniversário do chefe.
( B ) a festa da firma.                              ( D ) o presente do contínuo.

(Habilidade-Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.)
13. A fala “─ Dá um livro!” é dita por
( A ) Dona Elúsia. ( B ) Pedro Elias. ( C ) Zé Ailton. ( D ) Zé Vicente.

Leia o texto.
O pastor e seus carneiros

Um pastor levou seus carneiros para uma floresta de carvalhos. Sob uma enorme árvore cheia de frutos, ele estendeu seu casaco. Depois subiu para sacudi-la e assim os frutos cairiam. Mas os carneiros comeram indistintamente as bolotas e o casaco. Quando desceu, vendo o que tinha acontecido, o pastor exclamou:
 ― Suas bestas, aos outros vocês dão sua lã para abrigá-los, a mim que lhes dou o sustento, vocês destroem até o casaco!
 Muita gente, sem se dar conta, serve a desconhecidos e faz mal aos que lhes são próximos.   (ESOPO 550 a.C. Fabulas de Esopo.Trad. Antonio Carlos Vianna. Porto Alegre: L&PM, 1997. p.157.)

(Habilidade- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.)
14. No trecho “Depois subiu para sacudi-la e assim os frutos cairiam.” A palavra destacada dá ideia de
( A ) causa             ( B ) lugar            ( C ) modo            ( D ) tempo

(Habilidade- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.)
15. O texto “O pastor e seus carneiros” é
( A ) uma carta contando o que os carneiros fizeram com o casaco.
( B ) uma fábula que ensina uma lição de moral a partir de um fato.
( C ) uma notícia de um fato que ocorreu com o pastor.
( D ) um poema sobre a vida do pastor e seus carneiros.

Leia os textos abaixo.
TEXTO I
Brasil de Todos os Santos

Brasil, meu Brasil de todos os Santos
Descobrir a sua cara de espanto
Descobrir o seu encanto em um segundo
Um país que sonha ser o Novo Mundo
Matas, praias, céu, diamante e chapadas
Transamazônicas estradas te percorrem
Feito rios de águas e florestas
Transformando sua paisagem numa festa
Nas suas avenidas todas coloridas
Desfilam homens e mulheres
(...)
Laura Campanér e Luisa Gimene

TEXTO II
                                                   Desmatamento

Desde a ocupação portuguesa, o Brasil enfrenta queima de vegetação original e desmatamento com o intuito de aumentar as áreas de cultivo e pastagens, bem como facilitar a ocupação humana e, consequentemente, a especulação imobiliária.
Estes procedimentos, ao longo dos anos, levaram à extinção de várias espécies vegetais e animais, à erosão e à poluição do meio ambiente em geral.
Fonte: http//www.geocities.com/naturacia/desmatamento.html - Acesso em: 15/05/06.

(Habilidade-  Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.)
16. Na comparação dos textos I e II, pode-se afirmar que:
(A) Os dois textos tratam do mesmo assunto – meio ambiente.
(B) As nossas riquezas estão sendo bem tratadas ao longo dos anos.
(C) O Brasil é rico pela sua natureza, pelo seu povo.
(D) A vida do homem é mais importante que a natureza.

17. Com relação aos textos Brasil de Todos os Santos e Desmatamento, é correta a alternativa:
(A) Ambos enaltecem a paisagem natural do território brasileiro.
(B) Os dois textos abordam o meio ambiente sob pontos de vista opostos.
(C) Ambos apontam para a transformação causada pela poluição.
(D) Os dois textos responsabilizam a ocupação portuguesa pelo desmatamento.

Leia os textos abaixo.
TEXTO I
Redução da violência contra adolescentes

A violência contra adolescentes nas comunidades e nas ruas é um fenômeno tipicamente urbano e fortemente determinado pelas desigualdades sociais e econômicas nesses espaços. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, a violência em espaços urbanos tem aumentado no Brasil e no mundo.
As maiores vítimas da violência urbana são os adolescentes moradores de comunidades populares e de periferias que, muitas vezes, encontram-se vulneráveis diante das ações de grupos criminosos e da repressão das forças de segurança. Em situações de ausência de políticas públicas eficientes e transformadoras, de opções de educação, de oportunidades de emprego, abre-se uma porta para a ação de aliciadores que recrutam crianças e adolescentes para o tráfico de drogas e armas. Em 2005, 8 mil pessoas entre 10 e 19 anos foram vítimas de homicídios. Destes, 65% eram afrodescendentes. Fonte:               Adaptação: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10211.html – Acesso em: 30/10/08

TEXTO II
 O artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Federal 8.069/90) que dispõe: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. Fonte: Adaptação: http://violenciaintrafamiliarfmp.blogspot.com/2007/10/violncia-contra-crianas-e-ado- lescentes.html – acesso em: 30/10/08.

(Habilidade- Conhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.)
18. Com relação aos textos 1 e 2, é correto afirmar que:
 (A) Nenhum dos textos trata do adolescente na sociedade
          (B) O texto 1 expressa direitos presentes no texto.
          (C) Os direitos presentes no texto 2, não estão garantidos no texto1.
          (D) O direito expresso no texto 2 está garantido no texto 1.

Leia o texto abaixo:
Cinzas na Amazônia

Agosto marca o início tradicional das queimadas na Amazônia Legal. Mas os primeiros dias deste mês foram preocupantes. O número de focos de fogo na região é 40% maior que em 2006. “Acendemos o sinal amarelo”, diz o pesquisador Alberto Setzer, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É cedo para soar o alarme, mas o temor é que, se a estiagem que atinge a região continuar, os próximos meses sejam enfumaçados. Há outros dois motivos de inquietação. Os focos atuais se concentram no norte de Mato Grosso, sul do Pará e leste do Tocantins, todos com forte atividade agrícola. E todas as reservas florestais nacionais registraram casos de incêndio.
Fonte: Revista Superinteressante. nº 482, 13 de agosto de 2007.

(Habilidade- Identificar a tese de um texto.)
19. De acordo com o texto anterior, pode-se inferir que
      (A) As queimadas na Amazônia Legal ocorrem com maior frequência antes do mês de agosto.
                (B) Se a frase na linha 3 “acendemos o sinal amarelo” for alterada para “ o sinal amarelo será acendido”, não haverá mudança no sentido do texto.
                (C) O clima seco auxilia na propagação dos focos de incêndio.
                (D) Os focos de incêndio podem apresentar riscos às florestas brasileiras.

Leia o texto abaixo:
Puro preconceito
           
“É razoável que as pessoas tenham medo de assaltos. Eles se tornaram rotina nos centros urbanos e, por vezes, têm consequências fatais. Faz todo sentido, portanto, acautelar-se, evitar algumas regiões em certos horários e, até, evitar pessoas que pareçam suspeitas.
E quem inspira desconfiança é, no imaginário geral, mulato ou negro. Se falar com sotaque nordestino, torna-se duplamente suspeito. Pesquisa feita em São Paulo, contudo, mostra que essas ideias não têm base na realidade. Não passam de preconceito na acepção literal do termo. Dados obtidos de 2901 processos de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) entre 1991 e 1999 revelam que o ladrão típico de São Paulo é branco (57% dos crimes) e paulista (62%).
Os negros, de acordo com a pesquisa, respondem por apenas 12% das ocorrências. Baianos e pernambucanos, juntos, por 14%.
O estudo é estatisticamente significativo. Os 2901 processos correspondem a 5% do total do período. É claro que algum racista empedernido poderia levantar objeções metodológicas contra o estudo. Mas, por mais frágil que fosse a pesquisa, ela já serviria para mostrar que o vínculo entre mulatos, negros, nordestinos e assaltantes não passa  de uma manifestação de racismo, do qual, aliás, o brasileiro gosta de declarar-se isento. (...) Fonte: Folha de São Paulo, 06 de março de 2001.

(Habilidade- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.)
20. O texto defende a ideia de que é falsa a relação suposta pelas pessoas entre a cor da pele, a origem e o grau de periculosidade de um indivíduo. Para defender esse ponto de vista são apresentados
(A) Opiniões de policiais.
(B) O parecer do jornal.
(C) Dados estatísticos.
(D) Depoimento das vítimas.


 GABARITO DO SIMULADO

QUESTÕES
GABARITOS
DESCRITORES
01.
A
B
C
D
3
02.
A
B
CCC
D
2
03.
A
B
C
D
13
04.
A
B
C
D
4
05.
A
B
C
D
2
06.
A
B
C
D
5
07.
A
B
C
D
17
08.
A
B
C
D
10
09.
A
B
C
D
spaece
10.
A
B
C
D
12
11.
A
B
C
D
19
12.
A
B
C
D
6
13.
A
B
C
D
10
14.
A
B
C
D
15
15.
A
B
C
D
12
16.
A
B
C
D
20
17.
A
B
C
D
20
18.
A
B
C
D
21
19.
A
B
C
D
7
20.
A
B
C
D
8